ESTOU PENSANDO EM VENDER MINHA EMPRESA, O QUE DEVO FAZER?

Para responder a pergunta acima, normal e presente na vida de muitos empresários, vou discorrer sobre o tema neste post.

Em primeiro lugar é preciso identificar o motivo pelo qual o empresário quer
vender a empresa. Dentre os motivos mais comuns estão: mudança de endereço; outras oportunidades de negócio e investimentos; fadiga ou aposentadoria dos sócios; ausência de sucessores; dificuldades de caixa; divergências societárias; falta de capacidade de gestão entre outros.

Após identificado o motivo, deve-se iniciar o processo de preparação para a venda, no qual o empresário deve seguir focado na gestão do dia a dia do negócio e juntar toda a documentação que será solicitada pelo Agente de Negócios (profissional responsável pela venda da empresa). Estes são documentos inerentes ao funcionamento da empresa, que deverão ser disponibilizados junto com relatórios financeiros (auditáveis). Importante frisar que, durante todo o processo de preparação para venda até a concretização do negócio, o empresário deve estar focado nas atividades do dia a dia da gestão da empresa, deixando para o Agente de Negócios todas as tratativas com os potenciais interessados em adquirir o negócio.

Outro ponto importante no processo é o conhecimento e entendimento por parte do empresário no sobre o valor de mercado do seu empreendimento, para que a decisão de venda e a concretização do negócio sejam melhor embasadas e compreendidas.

Durante a negociação, é importante manter sigilo sobre a negociação em vigor, bem como a possíveis interessados, além de apresentar informações e documentos sobre o negócio ao investidor no tempo certo.

Transparência e ética são requisitos básicos para que qualquer negociação
tenha êxito. Cuidados com a precipitação na conclusão do negócio também
devem ser observados para que as partes não sejam prejudicadas. Um bom
planejamento evita qualquer precipitação ou desgaste durante o processo de
negociação, quando várias informações e dados serão checados e analisados para confirmação do desempenho do negócio que está à venda.

Felipe Monteiro de Siqueira é administrador e Diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s