Comprar empresas pode ser mais fácil do que você imagina, basta seguir o método adequado

Muitas pessoas devem se questionar se é muito difícil comprar uma empresa sadia e lucrativa e com ela ganhar dinheiro e construir uma vida profissional como empresário de sucesso. Ou ainda, se é necessário muito dinheiro para comprar uma empresa sadia e lucrativa?  Para responder a primeira questão vou apresentar resumidamente o que acredito ser o método correto para se adquirir uma empresa e assim criar as condições ideais para se ter sucesso como empresário. Para a segunda questão, a resposta é: depende. Depende do tamanho da empresa, de quanto caixa ela gera, do patrimônio dela, do mercado em que a empresa está inserida, da perspectiva de futuro para geração de caixa, enfim diversos fatores. Mas posso assegurar que existem boas empresas disponíveis à venda para todos os tamanhos de bolso, e que em determinados casos, podem ter condições de pagamento melhores para que o empresário/comprador possa até pagar parte da compra da empresa com o próprio caixa gerado pelo negócio. Porém, vamos voltar à primeira pergunta e ao método que apresento de forma genérica e resumida, para se comprar uma empresa.

Inicialmente é necessário que o empreendedor procure um Agente de Negócios para ser orientado na busca da empresa que melhor se encaixa no seu perfil. A primeira análise que o empreendedor deve fazer é sobre si próprio, conhecendo suas qualidades, defeitos, aptidões e aspectos comportamentais, para desta forma escolher o ramo de atividade e o tipo de empresa que a pessoa mais gosta e melhor se encaixa com a sua personalidade. Diria que gostar do ramo de atividade e até amar o próprio trabalho são ingredientes valiosos e que contribuem fortemente para o sucesso.

Observadas estas questões comportamentais e qual o ramo de atividade que a pessoa tem mais afeição, inicia-se uma espécie de pesquisa de mercado para conhecer as particularidades deste ramo, quais oportunidades ele oferece, quais as ameaças que as empresas deste ramo enfrentam e quais são as principais empresas deste segmento. Escolhido o ramo de atividade e após conhecê-lo a fundo deve-se pesquisar as empresas disponíveis naquele setor à venda e escolher a que mais lhe agrade e que está de acordo com o capital que dispõe para investir.

Após escolher a empresa, o empreendedor/comprador deverá conhecer seus demonstrativos financeiros, para entender se a empresa fornece o retorno esperado e informar-se sobre a rotina diária de trabalho na empresa. Depois de conhecidos os dados financeiros e algumas rotinas diárias de trabalho, o comprador deverá fazer uma visita inicial para reconhecimento da empresa e reunião com o proprietário desta para esclarecer dúvidas que possam existir.

Após esta etapa, juntamente com o agente de negócios, é elaborada a carta de intenções contendo a proposta de compra da empresa e as rotinas e documentos que serão necessários para a conclusão do negócio. Dentre estas rotinas destacamos a auditoria e o treinamento na gestão do negócio como fundamentais para o sucesso da operação. Após o aceite da carta de intenções por parte do empresário vendedor, deve-se iniciar uma auditoria a fim de checar os dados financeiros apresentados e conhecer a fundo as rotinas de trabalho da empresa para evitar surpresas na gestão do caixa do negócio e na gestão da empresa. Após todas as checagens realizadas confecciona-se o contrato de compra e venda que formalizará o negócio acordado.

Felipe Monteiro de Siqueira é administrador de empresas e Diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s