Quanto vale a minha empresa?

Essa é uma pergunta que desperta grande interesse por parte dos empresários. Também é o assunto preferido de negociadores que buscam boas oportunidades para adquirir uma empresa. Por isso, neste texto vamos apresentar este tema tão relevante: avaliação de empresas.

Uma empresa pode ser avaliada a qualquer tempo: sendo apenas uma ideia inicial (plano de negócios); já estando consolidada; ou quando seus proprietários pretendem vendê-la. Importante destacar que não existe apenas uma forma correta de se avaliar uma empresa e que seja de fato conclusiva e perfeita. As metodologias mais utilizadas para avaliar uma empresa são: Método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD); Método Contábil/Patrimonial; Método de Múltiplos de Faturamento ou Receita; Múltiplos de Lucro; Múltiplos de Setor, dentre outros.

Vamos falar aqui sobre a avaliação feita pelo método mais consistente e utilizado, que é o Método do Fluxo de Caixa Descontado. Porém antes de explicarmos o que é o Fluxo de Caixa Descontado vamos explicar o conceito de Fluxo de Caixa Livre, pois é a partir do Fluxo de Caixa Livre que é feito o cálculo do Fluxo de Caixa Descontado. O Fluxo de Caixa Livre representa o dinheiro (caixa) que uma empresa gera, em um determinado período (anualmente, por exemplo), após separar o capital necessário para manter ou expandir sua base de ativos. É a partir do Fluxo de Caixa Livre que é calculado o valor de uma empresa no Método do Fluxo de Caixa Descontado.

Como dito anteriormente, o Método do Fluxo de Caixa Descontado é o mais utilizado e amplamente aceito por financistas, pois contempla uma série de fatores importantes na avaliação de uma empresa. Contudo, também tem suas imperfeições, principalmente, por que estima o valor de uma empresa projetando fluxos de caixa futuros que podem não se realizar, apesar de estes dados serem projetados com base no histórico financeiro da empresa. Portanto, o Método do Fluxo de Caixa Descontado baseia-se no histórico financeiro da empresa e, a partir desses fluxos de caixa (passados) já conhecidos, projeta seus fluxos de caixa futuros e os desconta a uma taxa que considere o risco do negócio. Assim, chega-se ao valor presente da empresa.

Três são os principais fatores levados em consideração na análise de valor de uma empresa pelo Método do Fluxo de Caixa Descontado: tempo – quanto mais cedo a empresa gera caixa mais valor ela obtém (por isso empresas consolidadas tendem a ser mais valiosas do que iniciantes); valor – quanto maior o valor gerado pelo fluxo de caixa da empresa maior será seu valor de avaliação; e risco – quanto menor o risco envolvido na atividade empresarial menor será a taxa de desconto e consequentemente maior será o valor da empresa.

Assim, recomendamos aos empresários e empreendedores que queiram conhecer e aumentar o valor de mercado de suas empresas que fiquem atentos às questões que influenciam na geração de caixa do seu negócio, fazendo uma gestão baseada no valor, focando principalmente nas atividades geradoras de caixa da empresa. Para maximizar o valor de uma empresa, esses empresários precisam administrar o negócio pensando no futuro da empresa e focando nas atividades que geram caixa. Uma pergunta que o empresário deve fazer a si próprio é: “Qual é o principal fator de geração de caixa na minha empresa?” É nisso que o empresário deve focar e investir. Na ampliação desse fator e também na busca de minimizar os riscos que possam fazer este fator parar de gerar caixa. Uma forma de diminuir o risco do negócio é quando o empresário ou a empresa consegue criar barreiras para a entrada de novos concorrentes ou produtos em um determinado mercado que possa ameaçar sua geração de caixa.

Concluindo, avaliar uma empresa é de extrema importância em qualquer etapa do ciclo de vida de um negócio. É fundamental para embasar decisões em um processo de compra e venda de empresas, para que o vendedor entenda o real valor de sua companhia (e quais fatores incidem sobre este valor) e que o comprador entenda o porquê do valor da empresa que está à venda e quais fatores podem maximizar o valor de mercado da companhia que está sendo adquirida.

Felipe Monteiro de Siqueira é administrador de empresas e Diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s