Tornar-se atrativo favorece o interesse de investidores e facilita a venda da empresa

Na última semana, a companhia holandesa de alimentação animal Nutreco comprou duas empresas brasileiras do mesmo ramo, a Fatec e a BRNova. Segundo a multinacional, a compra elevou as receitas provenientes do país em quase 70%, como parte de sua estratégia de expansão em mercados emergentes de rápido crescimento.

A compra de pequenas e médias empresas por investidores ou multinacionais passou a ser um negócio muito lucrativo, especialmente para empresas brasileiras. E por que o interesse de grupos estrangeiros nas empresas nacionais? Quais são as razões que levam esses investidores a comprar uma empresa em atividade?

Entre os motivos, além da expansão, destaco conhecimento do mercado local, relacionamento já existente com o consumidor final e a segurança de se comprar um negócio já existente, com resultado e rentabilidade comprovada estão entre os principais motivos para este movimento crescente de aquisições de empresas.

A venda de empresas não funciona apenas para negócios em crise financeira ou com problemas de gestão, pelo contrário. A venda de empresas é ainda mais atrativa quando a empresa que será adquirida é próspera e reconhecida no mercado. Por isso, reforço a importância de uma pequena e média empresa se posicionar no mercado, ter uma marca consolidada, ter as finanças organizadas e, consequentemente, ser um negócio atrativo e lucrativo. Busque a inovação do seu negócio e tenha um propósito.

Nunca se sabe quando uma boa oportunidade de compra vai bater na sua porta. Quando isso acontecer, informe-se com um profissional qualificado que vai orientá-lo para tomar as melhores decisões e realizar o melhor negócio!

Por Felipe Monteiro de Siqueira, administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s