5 dicas para melhorar a imagem e aumentar o valor de mercado da empresa

O fim do ano está chegando e é a hora de fazer o planejamento e as metas, profissionais e pessoais, para o próximo ano. Nesse contexto, os empresários avaliam todos os aspectos do negócio e projetam aonde querem chegar.

Se uma das suas metas, ou possível meta, é a venda da sua empresa é importante melhorar, desde já, a imagem do seu negócio – para tornar a venda mais atraente e lucrativa. Confira 5 dicas para potencializar o valor de mercado da sua empresa.

  1. Mix de produtos e serviços – Ofereça a seu cliente um mix de produtos variado e atual,para que a empresa mantenha-se conectada com as tendências do mercado que atua. Focar e incentivar as vendas dos produtos mais lucrativos do “mix” é uma excelente maneira de oxigenar o caixa do negócio, aumentar a lucratividade da empresa e, por consequência o seu valor de mercado.
  2. Administrativo/Financeiro Organizados: A boa gestão exige que as atividades administrativas e de controle de desempenho financeiro (faturamento x custos) estejam documentadas e bem organizadas. Produzir relatório de desempenho (faturamento x custos x lucro) é uma importante ferramenta de gestão a partir do momento em que estes registros históricos podem ser comparados e analisados.Muitos empreendedores não têm rígido controle de seus balanços financeiros e fiscais. Com isso, em uma eventual negociação ou mesmo para organização interna, essa ‘ausência de registros’ pode atrapalhar os planos do empreendedor e prejudicar o valorde mercado da companhia.
  3. Diferenciais da concorrência: É necessário ter atrativos únicos do setor. Seja entrega mais rápida, assistência técnica diferenciada, produtos inovadores e/ou serviços únicos são vitais para o negócio dar certo e para a empresa ser lembrada pelos consumidores.
  4. Equipe Treinada: Manter a equipe treinada e motivada é fundamental para o sucesso do negócio. Faça treinamentos diários, porém curtos, sobre um determinado assunto ou tarefa do dia a dia da empresa. Uma “palestra” de 5 minutos no início do dia é uma forma de treinar e orientar os funcionários para as tarefas do dia. Manter a equipe engajada e em sintonia com os objetivos da empresa leva a melhorias no resultado operacional do negócio.
  5. Metas de Desempenho:Estabelecer metas de desempenho mantém a equipe atenta e motivada em buscar premiações, além de melhorar o resultado operacional da empresa. Ao estabelecer metas, tenha em mente que essas metas devam ser atingíveis e desafiadoras. Coloque meta para aumento de vendas e redução de custos ou perdas e premie a equipe ao atingi-las. Foque em eficiência para vender mais e mantenha a excelência operacional. O estabelecimento de metas mantém a gestão do negócio afiada.

Por Felipe Monteiro de Siqueira, administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s