Qual patrimônio da empresa é mais rentável na hora da venda?

O capital de uma empresa não são apenas as posses, tais como espaço físico, equipamentos, estoques e máquinas, que são os bens tangíveis. Funcionários bem treinados, comprometidos com o resultado financeiro da empresa e a reputação da marca perante os clientes, são bens intangíveis, ou seja, os não materiais. Tanto os bens tangíveis quanto intangíveis são importantes para a construção e manutenção de um negócio de sucesso.

Atualmente, as pequenas e médias empresas de sucesso e que são líderes no mercado, investem em qualificação e treinamento para ter equipes de alto rendimento. O capital intelectual, os conhecimentos e competências dos funcionários, podem ser um grande diferencial e ponto chave para o crescimento da empresa. Os valores tangíveis são mais fáceis de avaliar e gerenciar. Os bens materiais (imóveis, equipamentos, máquinas e estoque) mostram que a empresa tem, ou teve, lucros e que investiu em algum momento para crescer e se estruturar.

E, na hora da venda, qual patrimônio é mais rentável? Essa é uma pergunta complexa e que demanda atenção. Quando faço a avaliação de uma empresa todos os ativos são estudados. Eu, como consultor e administrador de empresas, ao precificar o valor de uma empresa levo em consideração alguns aspectos: as estimativas de mercado para aquele tipo de empresa, o valor de seus bens (tangíveis e intangíveis) e o fluxo de caixa descontado que é a principal ferramenta de avaliação de empresas. Após observadas todas essas variáveis, juntamente com o empresário, definimos o valor de mercado para a empresa.

Embora os bens materiais sejam de grande valor dentro de um negócio, o que se vê, entretanto, é que os bens intangíveis têm sido cada vez mais valorizados pelo mercado e pelos empreendedores. E a concorrência está atenta a este movimento, aprimorando suas práticas de gestão e sistematizando o processo de treinamento e qualificação das equipes de trabalho. Recomendo a todos os empresários, que façam de suas empresas um case de sucesso em treinamento e, com isso, obtenham melhores resultados financeiros para o seu negócio.

Por Felipe Monteiro de Siqueira, administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s