5 vantagens de comprar uma empresa em funcionamento

A maioria das pessoas tem o sonho de ter o próprio negócio. Os motivos que nos levam a ser “donos do próprio nariz” são o objetivo de conquistar a independência financeira, mudança de vida, guinada profissional, desmotivação no emprego, inquietude e, o mais importante, a vontade de empreender. Após a decisão tomada, em prol da mudança, a primeira opção que vem à cabeça é: “vou abrir minha empresa!” ou “vou montar meu próprio negócio”.

A atitude é louvável, porém requer planejamento. Empreender é uma tarefa difícil e exige muitos esforços, principalmente no início. E se você pudesse ter seu próprio negócio sem precisar se desgastar tanto? Qual a melhor alternativa para evitar riscos? A resposta é simples, compre uma empresa em funcionamento, dessa forma você vai dispensar muitas atividades que demandam tempo e dinheiro em excesso, minimizando os riscos do negócio e aumentando as chances de sucesso.

Conheça 5 vantagens de comprar uma empresa em operação:

  1. Marca constituída: Ao iniciar uma empresa o empresário precisa construir a marca e a fama da empresa no mercado. Ao comprar um negócio já existente, tem-se a marca já construída e conhecimento do público. O que o comprador da empresa precisa fazer é entender se, de forma geral, a empresa tem uma boa imagem junto aos clientes e fornecedores e, desta forma, poder decidir com mais segurança.
  1. Histórico financeiro e faturamento imediato: Ao adquirir uma empresa já existente o comprador beneficia-se da geração de caixa imediatamente após a compra. Considerando que a empresa a ser comprada já superou as fases iniciais de um negócio, que costumam ser as mais difíceis no ciclo de vida de uma empresa, a possibilidade de sucesso é consideravelmente maior. Neste caso, o empresário não precisa enfrentar as incertezas do início de um negócio e ainda recebe o aprendizado adquirido durante os primeiros anos de funcionamento da empresa.
  1. Histórico e crédito com fornecedores: Uma empresa em funcionamento já tem um histórico de compra, crédito e negociações diferenciadas com os fornecedores do negócio. Uma vez iniciado o relacionamento com os fornecedores fica mais acessível a negociação entre as partes. Isso é mais vantajoso do que iniciar um negócio do zero.
  1. Treinamento personalizado: Na Monteiro de Siqueira um dos métodos que adotamos em nossas negociações, e que amplia consideravelmente a possibilidade de sucesso do negócio, é o treinamento que o vendedor do negócio faz com o comprador. São apresentados ao comprador todas as operações e processos gerenciais que a empresa tem, o que auxilia e simplifica a gestão do dia-a-dia do negócio. O período de treinamento é negociado conforme as necessidades e disponibilidade das partes.
  1. Disponibilidade de financiamento pelo proprietário: Nós, juntamente com os proprietários, oferecemos um método de pagamento onde uma parte do valor da empresa pode ser financiada pelo proprietário do negócio ao comprador, com prazos e formas de pagamento negociadas pelas partes (vendedor e comprador). Essa pode ser uma boa solução, pois possibilita ao comprador um menor desembolso à vista e mantém o vendedor motivado e interessado no sucesso da empresa após a venda.

Por Felipe Monteiro de Siqueira, administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s