Por que empresas saudáveis são vendidas?

Todos os dias uma série de empresas são vendidas. Muitas delas, inclusive, são saudáveis financeiramente, têm marca consolidada e uma gestão eficiente. Então por que elas são vendidas? Entre as razões que levam os empresários a venderem uma boa empresa estão:

Aposentadoria: O empresário está há anos à frente dos negócios, dedicou boa parte da vida à empresa e agora vislumbra uma aposentadoria merecida. Quer aproveitar a família, o conforto da casa e viajar pelo mundo. Quer poder dizer com orgulho depois do sucesso alcançado: “me aposentei”.

Falta de sucessores: É uma realidade mais comum do que imaginamos. Grandes e pequenos empresários que não têm sucessores nos negócios também optam pela venda. A falta de sucessores pode ser motivada pela ausência de herdeiros ou porque os filhos seguiram por outras carreiras profissionais e não têm interesse em continuar os negócios familiares ou não foi definido um planejamento e um sucessor para o “passe do bastão”.

Cansaço: Aqui o empresário só quer se “livrar” da empresa. O negócio cresce e é lucrativo, mas os muitos anos dedicados ao negócio tornaram a empresa um fardo difícil de carregar. Não significa que o empresário vai deixar de trabalhar, muitas vezes ele vende a empresa e muda o ramo de atividade – em busca de novos ares e de motivação.

Felipe Monteiro de Siqueira é administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s