Quero vender minha empresa, e agora?

São muitas as razões que motivam os empresários a vender uma empresa: cansaço, sobrecarga na gestão do negócio, falta de sucessores, dificuldades de fluxo de caixa, divergências societárias etc. Qualquer que seja o motivo é importante que você saiba que vender uma empresa é um negócio lucrativo e tem crescido a cada ano.

E qual o procedimento para vender a empresa? Primeiramente, procure um agente de negócios, que é o profissional que dará todas as orientações e suportes para a transação. Em seguida, organize e separe toda a documentação a respeito do funcionamento da empresa, além de relatórios financeiros auditáveis. Até a finalização da venda muitas informações e dados serão analisados e solicitados pelo consultor. Ao final, o comprador estará munido de todos os dados necessários para a compra, além de cenários de mercado, viabilidade, impactos e riscos financeiros para tomar a melhor decisão.

Para os interessados em abrir um negócio a questão é: comprar uma empresa em atividade é mais vantajoso e seguro que começar um negócio do zero. Entre os benefícios estão economia de tempo, marca constituída, histórico financeiro e faturamento imediato, histórico e crédito com fornecedores, treinamento personalizado e disponibilidade de financiamento para a aquisição do negócio.

A venda de empresas não funciona apenas para negócios em crise financeira ou com problemas de gestão, pelo contrário. A venda é ainda mais atrativa quando a empresa que será adquirida é próspera. Por isso, tenha uma marca consolidada, mantenha as finanças organizadas e busque a inovação do seu negócio. Nunca se sabe quando uma boa oportunidade de compra vai bater na sua porta. Quando isso acontecer, informe-se com um profissional qualificado que vai orientá-lo para tomar as melhores decisões e realizar o melhor negócio!

Artigo escrito por  Felipe Monteiro de Siqueira, administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis. Texto publicado no jornal Diário Catarinense em 11 de abril de 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s