Comprar empresas não é só para os grandes

Engana-se quem pensa que adquirir uma empresa em funcionamento é negócio exclusivo para grandes investidores ou grandes grupos empresariais. Esse mercado também engloba as pequenas e médias companhias, por isso há boas opções de investimentos para todos os bolsos. 

Os bancos disponibilizam várias linhas de financiamento que permitem ao comprador levantar recursos para a aquisição. Outra opção é parcelar a compra da empresa com o próprio empresário vendedor, diluindo, assim, ao longo de um ou dois anos, o valor do desembolso.

A vantagem de apostar nessa estratégia de aquisição é a possibilidade de pagar as despesas com o faturamento da empresa. Nesse caso, geralmente o comprador dá uma entrada de cerca de 30% ou 40% do valor total da empresa e parcela o saldo restante. Assim, é possível pagar a aquisição com a própria geração de caixa do negócio, o que deixa o comprador numa situação financeira mais confortável, já que não será necessário se descapitalizar por completo para realizar a aquisição.  A ideia com esse tipo de estratégia é que o próprio empreendimento tenha a capacidade de se pagar, permitindo que o comprador mantenha uma reserva de capital para investimentos futuros ou para situações de emergência.

É preciso estar atento às oportunidades que o mercado oferece para crescer de forma rápida e menos custosa. A atual situação econômica do País não favorece arriscar-se na abertura de novas empresas, mas, com visão empreendedora, é possível identificar bons negócios disponíveis para aquisição. Assim, nesse cenário de incertezas, o mais indicado e seguro é comprar uma empresa em funcionamento, que já está consolidada e que atravessará o momento de crise com menos riscos do que um novo negócio.

Por Felipe Monteiro de Siqueira, administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s