Como preparar sua empresa para a venda – Parte I: Diagnóstico administrativo e comercial

A preparação de uma empresa para a venda envolve uma série de etapas e, para que seja feita de forma transparente e vantajosa para todas as partes, deve ser executada por profissionais especializados e com experiência na área. Os métodos envolvidos nesse processo devem resultar em negócios seguros e lucrativos para quem compra e para quem vende, mantendo o sigilo e protegendo o nome da empresa cuja oferta de venda é lançada no mercado.

Nessa etapa inicial, as palavras-chave são planejamento e estudo. É necessário que o empresário se cerque de profissionais capazes de fazer um levantamento completo e um diagnóstico situacional da empresa nas áreas jurídica, contábil, fiscal, financeira, administrativa e comercial. Neste primeiro post vamos abordar o diagnóstico da parte administrativa e comercial da empresa.

O trabalho inicia com um levantamento completo de dados a respeito de estrutura, organograma, funcionamento, processos gerenciais e de outras informações importantes para a confecção do diagnóstico. Após esse levantamento, as informações são consolidadas, analisadas e passam a compor o Teaser, que é o documento que serve para divulgar a venda da empresa ao mercado, mas sem a informar o nome da companhia.

Depois que os potenciais compradores são selecionados por meio de um estudo preliminar, inicia-se a etapa de prospecção e apresentação do negócio para os interessados que estiverem qualificados para adquirir a empresa. Nessa etapa, o Business Book é apresentado aos potenciais compradores mediante a assinatura de um acordo de confidencialidade que prevê sanções e protege a empresa que está à venda. Esse documento é mais completo que o Teaser e fornece as informações necessárias para que o candidato à compra possa compreender todos os aspectos relativos ao negócio e que facilitem a tomada de decisão.

Na próxima semana, falaremos sobre outra etapa importante na preparação de uma empresa para a venda: a auditoria contábil.

Ficou interessado nesse assunto? Solicite uma consultoria gratuita!

Escrito por Felipe Monteiro de Siqueira, administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis.

Anúncios

2 comentários sobre “Como preparar sua empresa para a venda – Parte I: Diagnóstico administrativo e comercial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s