Como preparar sua empresa para a venda – Parte II: Auditoria contábil

Outra fase importante na preparação de uma empresa para a venda é a auditoria contábil e financeira. Esse processo tem a função de examinar a veracidade e a correção das informações financeiras da companhia e é fundamental para garantir a credibilidade dos dados que serão fornecidos aos compradores em potencial.

A colaboração do empresário é essencial no fornecimento de informações para essa etapa. São periciados documentos como balanços patrimoniais, Demonstrações de Resultados do Exercício (DRE), relatórios gerenciais, bem como todas as peças contábeis, fiscais e financeiras, com o objetivo de levantar a real situação da empresa.

O trabalho de auditoria contábil também envolve visitação e avaliação das sedes fabris, administrativas e comerciais da empresa à venda. No final de todo o processo, os profissionais da área confeccionam o Relatório de Perícia e Auditoria Contábil, que condensa todas as informações levantadas.

Tudo o que é vendido precisa ter seu valor avaliado, e no caso de empresas essa fase é particularmente importante. Para isso, também é produzido um relatório com a análise econômico-financeira da empresa. Esse relatório determina o valor teórico da companhia a partir do método do fluxo de caixa descontado (FCD), já explicado aqui, e da análise patrimonial. Ele será utilizado como referência para comparar o valor com as ofertas de aquisição que surgirem ao longo do processo de negociação.

No período em que a empresa está sendo periciada e auditada, também é produzida uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) para é medir in loco o desempenho financeiro da companhia durante a execução do trabalho. Essa DRE também serve como parâmetro na avaliação do valor da empresa.

Na semana que vem, abordaremos a assessoria jurídica.

Ficou interessado nesse assunto? Solicite uma consultoria gratuita!

Escrito por Felipe Monteiro de Siqueira, administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis.

Anúncios

Um comentário sobre “Como preparar sua empresa para a venda – Parte II: Auditoria contábil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s