Por que comprar uma empresa em funcionamento

Na hora de apostar em um negócio, muitos investidores partem para a abertura de uma nova empresa sem sequer cogitar a possibilidade de comprar uma empresa em funcionamento. Mas basta pesquisar as oportunidades do mercado para descobrir que o melhor negócio, muitas vezes, já está pronto, montado e gerando lucro. Basta apenas que um novo gestor assuma seu comando.

As vantagens são muitas para quem investe em uma empresa que já tem história – a começar pelo tempo. Pesquisas para encontrar o ponto comercial ideal, projeto arquitetônico, obras, reformas, aquisição de equipamentos, treinamento de equipe, obtenção de licenças e alvarás, entre outras tarefas, demandam esforço enquanto o tempo passa. E como agravante ainda há o risco de, no final das contas, o negócio não dar certo. Quando tudo isso já está pronto, o empreendedor pode focar seu tempo na gestão e no planejamento do negócio.

Outro grande trunfo da empresa já existente é a marca construída e o conhecimento do público. Considerando que todo negócio que começa do zero precisa construir sua marca e sua fama no mercado, isso também significa economia de tempo e dinheiro. Com uma carteira de clientes formada, o empreendedor já inicia a escalada alguns degraus acima.

A geração de caixa, que na empresa recém-inaugurada pode levar meses, é imediata na empresa mais antiga. A companhia adquirida geralmente já superou as fases iniciais de um negócio, que costumam ser as mais difíceis, o que torna a possibilidade de sucesso consideravelmente maior.

O histórico de compra, crédito e relacionamento com os fornecedores também torna a vida do empresário mais fácil. Essa aproximação frequentemente resulta em benefícios comerciais, como melhores condições de pagamento e descontos diferenciados na aquisição de produtos.

A segurança de comprar um negócio com resultado e rentabilidade comprovada é valiosa para qualquer empreendedor, especialmente em período de retração econômica. Quando se tem histórico financeiro, previsão futura de faturamento e dinheiro entrando no caixa, fica muito mais fácil planejar os rumos do negócio, esteja a economia como estiver.

 

Você quer mais informações sobre compra de empresas? Solicite uma consultoria gratuita sobre compra e venda de empresas clicando aqui.

Escrito por Felipe Monteiro de Siqueira, administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s