Quero comprar uma empresa – o que devo fazer?

Empresa à venda nem sempre significa empresa com problema. Um grande número de negócios disponíveis hoje no mercado encontra-se em situação financeira saudável e está à venda por diversos motivos. É claro que, nesse grupo, há empresas com problemas de caixa ou gestão, mas essas geralmente são compradas por empresários acostumados a adquirir empreendimentos em dificuldade, recuperá-los e revendê-los com um lucro expressivo na operação.

Mas como fazer para identificar o melhor negócio? Em primeiro lugar, o empresário precisa descobrir com qual ramo de atividade ele tem mais identificação e se sente melhor ambientado trabalhando. Gostar do que faz é o ponto mais importante a ser observado. Também é preciso analisar o mercado em que a empresa atua. É importante que ele esteja consolidado e tenha perspectiva positiva.

Definidas essas questões, o empresário deve realizar um levantamento informal para compreender se o tamanho da empresa que será adquirida está de acordo com sua capacidade de gestão e dedicação para o negócio. Além do tamanho, é importante observar a disponibilidade de capital que o empresário possui para a aquisição, para evitar dar o passo maior que a perna assumindo compromissos ou pagamentos futuros que não podem ser saldados.

Escolhida a empresa, é preciso verificar se ela está endividada. O comprador deve solicitar as certidões negativas de tributos federais, estaduais e municipais, verificar a existência de débitos ocultos e a validade de alvarás e autorizações de funcionamento. Relações contratuais, como aluguéis, fornecedores e clientes, também devem ser averiguadas. A empresa deve passar por uma auditoria financeira e contábil que irá verificar a veracidade dos números apresentados pelo proprietário e garantir que o negócio está com boa saúde financeira. Também é importante que se faça uma due dilligence jurídica para checar a existência de passivos ocultos ou riscos para o negócio.

Considerando a importância de cada uma dessas etapas para a segurança de quem vai investir, o caminho mais tranquilo é contar com profissionais especializados em compra e venda de empresas, que se encarregarão de proteger o comprador de qualquer problema ligado ao negócio. Se você tem interesse em adquirir uma empresa, mas tem dúvidas sobre qual caminho seguir, fale com um agente de negócios, que poderá orientá-lo da melhor forma em todas as fases da transação.

Você quer mais informações sobre compra de empresas? Solicite uma consultoria gratuita clicando aqui.

Escrito por Felipe Monteiro de Siqueira, administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s