Agente de negócios, o melhor amigo de quem compra uma empresa

Entrar no mundo dos negócios e comprar uma empresa não é tão simples quanto parece. Um empreendimento aparentemente sólido pode esconder armadilhas que se revelam apenas mais adiante, quando já é tarde demais para desistir da compra. É por isso que, nessas horas, contar com a parceria de um agente de negócios faz toda a diferença.

O consultor ou agente de negócios é o melhor guia para conduzir os passos de quem deseja adquirir uma empresa. Agindo como um “escudeiro”, ele trabalha para garantir que o negócio será seguro e vantajoso para seu cliente. Esse profissional é o mais capacitado para auxiliar na verificação da situação financeira e legal da empresa, supervisionar todas as auditorias necessárias na transação e até mesmo orientar na escolha do negócio que melhor se encaixa ao perfil do comprador.

Além de auxiliar na verificação da parte legal e financeira, o agente de negócios faz a estruturação do processo de compra, atuando no passo a passo junto à negociação e na definição da melhor estratégia para a aquisição. O objetivo ao definir essa estratégia é otimizar o capital do comprador, maximizando o retorno financeiro do negócio e minimizando os riscos envolvidos na transação.

Esse trabalho de parceria ainda pode oferecer outros benefícios para o comprador. Na Monteiro de Siqueira, um dos métodos adotados nas negociações que amplia consideravelmente a possibilidade de sucesso do empreendimento é o treinamento que o vendedor faz com o comprador. Nesse momento, o comprador tem acesso às operações e aos processos gerenciais da empresa, o que auxilia e simplifica a gestão do dia-a-dia do negócio. O período de treinamento é combinado de acordo com as necessidades e a disponibilidade dos envolvidos.

Outra vantagem é a possibilidade de financiar a empresa diretamente com o antigo proprietário, parcelando a despesa por um prazo mais extenso. A Monteiro de Siqueira oferece um método de pagamento em que uma parte do valor da empresa pode ser financiada pelo proprietário do negócio ao comprador, com prazos e formas de pagamento negociados entre as duas partes. Essa forma de fazer negócio possibilita ao comprador um menor desembolso à vista e mantém o vendedor interessado no sucesso da empresa depois da venda.

Em resumo, não é preciso ser especialista em negócios e nem entender profundamente de finanças e direito para adquirir uma boa empresa e fazer um negócio seguro. Basta contar com os profissionais certos, que orientarão o comprador nos primeiros passos para o caminho do sucesso.

 

Você quer mais informações sobre compra de empresas? Solicite uma consultoria gratuita clicando aqui.

Escrito por Felipe Monteiro de Siqueira, administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s