Como vender sua empresa para um grande grupo – Parte 1

Todos nós empresários temos o sonho de ver nosso negócio expandir, ganhar o mundo e ser um sucesso. É como um filho em que colocamos o nosso melhor e aplicamos nosso talento para que o negócio se desenvolva e cresça. Muitos empresários sonham em ver seus empreendimentos ficarem grandes a ponto de competir com grandes empresas.

Porém, inúmeras dificuldades tornam essa tarefa quase impossível. O que ocorre, muitas vezes, é o interesse da grande empresa em adquirir a menor. Mas como isso ocorre? O que é preciso fazer para chamar a atenção de uma grande empresa?

Para entender como e por que uma grande empresa pode querer comprar o seu negócio, é preciso conhecer os principais motivos que levam os grandes grupos a fazerem aquisições. Eles são vários – vamos destacar os mais relevantes.

Uma das principais razões é o aumento do retorno para os acionistas. Ou seja: uma grande empresa só adquire outra quando entende que é possível ganhar muito dinheiro nessa transação. Outros motivos importantes são expansão de mercado, ampliação da carteira de clientes, ampliação de portfólio, aumento da capacidade gerencial (know-how), acesso a novas tecnologias (know-how) que impulsionem o crescimento da empresa, ganho de eficiência, otimização de recursos, incorporação de produtos, entre outros.

Mas o que é preciso fazer para que uma grande empresa enxergue a oportunidade de adquirir o seu negócio? É preciso, primeiramente, fazer o dever de casa. Em outras palavras, deixar a empresa organizada e preparada para ser vendida. Para isso, é preciso cumprir várias tarefas que terão o objetivo final de maximizar o valor da empresa.

Para um melhor entendimento, vamos dividir essas tarefas em quatro áreas: Diagnóstico administrativo e comercial, Diagnóstico e auditoria financeira e contábil, Diagnóstico e auditoria jurídica e Plano de negócios para os próximos cinco anos. Depois de levantados esses dados, será produzido um dossiê com a situação da empresa e suas potencialidades. E são essas potencialidades, principalmente, que atraem os grandes grupos. No próximo texto, vamos falar sobre como funciona a abordagem com os grandes grupos e como a venda acontece.

 

Você quer mais informações sobre esse assunto? Solicite uma consultoria gratuita clicando aqui.

Escrito por Felipe Monteiro de Siqueira, administrador de empresas e diretor da Monteiro de Siqueira Business Brokers, de Florianópolis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s