3 dicas para vender sua empresa em 2016

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Para muita gente, 2016 só está começando efetivamente agora, no mês de março, o que é um mau negócio para um ano que, na avaliação de muitos analistas, é de incertezas no cenário econômico. Mas ainda dá tempo de planejar e fazer bons negócios no decorrer do ano. E isso vale inclusive para quem deseja vender sua empresa.

Neste cenário, o desafio será maior, mas não impossível. E para alcançar o objetivo e vender bem a empresa, será preciso inovar e ser criativo na formulação da proposta para conquistar um comprador que está do outro lado do balcão, mas sob o mesmo clima de desconfiança quanto à economia em 2016.

Para ajudar neste desafio, confira 3 dicas para vender sua empresa neste ano.

Pesquisa e análise

A decisão de vender a empresa precisa incluir uma análise sobre o cenário político-econômico até para reunir argumentos que possam driblar qualquer traço de pessimismo. Sempre haverá o outro lado, o dos otimistas, que enxergam na crise um campo de oportunidades, a chance única de empreender e surpreender.
Para isso, reúna informações sobre o segmento de atuação da empresa que deseja vender. Pesquisa em fontes variadas – veículos especializados, fontes oficiais e dados de entidades ligadas ao setor de atuação da empresa. É desta pesquisa que você irá obter as informações que ajudarão a formatar o “pacote de venda”, com os argumentos que ajudem o comprador a decidir por sua empresa.

Nesta avaliação de cenário, é importante incluir também uma análise sobre itens que fazem parte do “menu de avaliação” do comprador como a localização da empresa. Isso vale para negócios de diferentes ramos de atividade. No varejo, por exemplo, diga como é a circulação de público ou como é o posicionamento em relação aos concorrentes. No caso de indústrias, importante observar as questões de logística (qualidade das estradas, proximidade de portos, aeroportos e ferrovias).

Pense como o comprador

Coloque-se no lugar do candidato a comprador. Ou seja, pense como um empreendedor que deseja ser dono do próprio negócio ou que deseja expandir seu raio de investimentos. Não esqueça que estamos em um cenário de incertezas, o que é bem diferente de quando o momento do mercado é positivo e as perspectivas são as melhores possíveis.

Procure responder a pergunta “por que comprar uma empresa de tal segmento em 2016?”. Seja realista e racional na busca por esta resposta para desenhar todas as motivações que possam levar até a concretização do negócio, tendo como objetivo atender as expectativas do comprador.

Importante: este não é um exercício de adivinhação. É um exercício que deve ser baseado na sua experiência e nas informações que foram reunidas sobre o segmento e sobre a conjuntura econômica.

Seleção de atrativos

Lembre-se que os empreendedores tendem a ser mais seletivos em tempos de incertezas no cenário econômico – em especial, os mais otimistas. A preparação da oferta precisa, portanto, incluir atrativos que a diferenciem de outras oportunidades – seja a compra de outra empresa, seja a opção de abrir uma empresa do zero.

Mais uma vez, não deixe de incluir também sua visão pessoal do empreendimento. Adicione informações que sejam fruto da sua experiência à frente do negócio até para saber responder com firmeza a pergunta sobre os motivos para a venda.

E ajuda muito neste processo, apresentar uma espécie de “dossiê” em que estejam reunidas informações sobre a repercussão da empresa na mídia. Visibilidade e exposição da marca são fatores que podem definir uma compra, principalmente quando a inserção na mídia ocorre de forma espontânea via reportagem ou via menções em redes sociais.

Dica extra

Para saber mais sobre como vencer o desafio de vender sua empresa em 2016, acesse o site da Monteiro de Siqueira e faça contato.

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