A venda de empresas na atual crise do Brasil

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

O Brasil vem atravessando uma grave crise na esfera política e econômica. Não é de hoje que estamos vivendo este cenário com nuvens carregadas que mistura incerteza e até uma certa paralisia em diversos setores da sociedade. Justificável porque diante de uma conjuntura como a que vivemos, como saber se estamos tomando as decisões certas? Isso certamente atrapalha, mas não pode impedir os negócios entre empresas e investidores. Muito pelo contrário,  este cenário de crise tem estimulado fortemente o mercado de vendas e aquisições de empresas já que o preço dos ativos no Brasil sofreu uma forte queda no último ano, o real desvalorizou-se frente ao dólar e isto impacta diretamente no preço de mercado das empresas. Desta forma, investidores têm aproveitado as oportunidades que a crise proporciona para adquirir empresas em condições vantajosas.

Com o apoio de consultor especializado é possível que o empresário aproveite este momento favorável às aquisições e assim possa realizar um bom negócio, seja vendendo uma parte de sua empresa (uma filial, por exemplo) para se recapitalizar ou até mesmo a totalidade do negócio. Para isto, é importante que o empresário prepare de forma adequada sua empresa para enfrentar o processo de venda. Assim, se faz necessário tomar algumas iniciativas como o estudo de avaliação do negócio que definirá o valor de mercado da empresa e seu preço de venda.

Cumprida esta etapa de preparação e com o preço de venda definido chega o momento de partir para a busca do comprador – tarefa a ser executada pelo agente de negócios contratado. É este profissional que irá produzir os instrumentos adequados para buscar o comprador e coordenar todo o processo que envolve a venda da empresa. Neste momento de crise que o país atravessa, o empresário precisa compreender que de uma maneira geral os ativos vêm perdendo valor e que sua empresa também é afetada. Assim, é importante que o empresário tenha flexibilidade e bom senso durante o processo de negociação para obter um bom acordo na venda de seu negócio.

Para saber mais, consulte a Monteiro de Siqueira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s