4 pontos importantes para uma boa negociação na venda de sua empresa

Reunimos neste posts pontos importantes que devem ser observados pelo empresário que está preparando a venda de seu negócio com a expectativa de obter o melhor preço e as melhores condições de recebimento do dinheiro. São ações que ajudam a construir uma boa negociação que resulte em um acerto final que seja satisfatório tanto para quem vende quanto para quem compra.

write-593333_1920

1 – Planejamento para fazer um bom negócio.

Planejamento é fundamental. Faz grande diferença na negociação para chegar a um bom negócio conhecer todos os detalhes da empresa que está sendo vendida. Deve-se observar o microambiente, sabendo com clareza quais são os pontos fortes e os pontos fracos, e também o macroambiente, apontando as vantagens competitivas em relação ao mercado como um todo e a seus principais concorrentes.

Nesta etapa de planejamento, tão importante quanto conhecer a empresa que está vendendo é importante conhecer com quem se está negociando. Monte o perfil do comprador com base nas crenças, valores e preferências dele, bem como o histórico de atuação como empreendedor. Assim, o empresário que está vendendo a empresa terá maior capacidade para fazer um bom negócio para ambas as partes.

2 – Fatores limitantes

Um dos principais fatores limitantes durante a negociação de venda de uma empresa é a falta de flexibilidade que muitas vezes nos faz enxergar a pessoa com quem estamos negociando como um oponente. E com vendedor e comprador se colocando em lados opostos, temos ainda outro fator limitante que é a falta de confiança entre as partes. Agindo desta forma, o conflito se estabelece e a negociação tende a seguir com dificuldades e tem grande risco de fracassar. Ser flexível, portanto, é essencial para se concretizar um bom negócio e indicativo de que um pode confiar no outro.

3 – Formas de pagamento e valor de venda

Este ponto tem relação direta com o que está destacado acima. Forma de pagamento e valor de venda são dois pontos bastante importantes em uma negociação e que devem ser abordados de forma flexível por vendedor e comprador. Também é preciso que estes pontos sejam tratados com profundidade a partir de argumentos realistas e com bom senso pelas partes envolvidas no processo.

Em relação ao parcelamento, é importante verificar ainda a questão das garantias contratuais que assegurem o pagamento celebrado em contrato. Entre as garantias contratuais mais usadas estão imóveis e fiadores pessoa física que possuam patrimônio suficiente para cobrir os valores das parcelas caso estas deixem de ser pagas.

4 – Pressa para vender

Sabemos que a venda de uma empresa é decorrente de motivações variadas. Muitas vezes, o empresário vendedor coloca seu negócio à venda por necessidade e tem pressa em concretizar a operação. Mas a pressa pode ser inimiga da boa negociação. Em qualquer situação, inclusive quando se deseja vender a empresa o mais rápido possível, o empresário deve agir com cautela e negociar com critérios claros e objetivos, sempre bem fundamentado com informações que possam resultar no melhor acerto para ambas as partes.

Você tem mais alguma dúvida sobre como negociar a venda da sua empresa? Entre em contato com a Monteiro de Siqueira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s